Curiosidades do sistema respiratorio

Publicado: março 5, 2011 em Uncategorized


Escolhemos entre as varias curiosidades do sistema respiratório, o SOLUÇO, segue abaixo:

1- Por que soluçamos?

O soluço é resultado de uma contração involuntária do diafragma, juntamente com os músculos intercostais externos, é responsável pelo controle da respiração. Seus movimentos de contração e relaxamento permitem que inspiremos e expiremos o ar.


Os incômodos do soluço surgem a partir de varias causas, podem ser (distensão gástrica pela ingestão de bebidas com gás, deglutição de ar ou alimentaçãoem grande volume; mudanças súbitas da temperatura de alimentos ingeridos; modificações da temperatura corporal, como sauna seguida de ducha gelada; ingestão de bebidas alcoólicas; ou até mesmo gargalhadas).

O característico barulhinho “hic, hic” surge quando ocorre fechamento súbito da glote (abertura superior da laringe, onde se localizam as cordas vocais), produzindo vibração nas cordas vocais.

2- Susto cura soluço? Por que?

Sim. Quando levamos um susto, provocamos uma forte inspiração, levando a um aumento do volume de ar nos pulmões. Os pulmões pressionam o diafragma, fazendo com que ele se estique e volte a funcionar normalmente. Mas existem maneiras menos drásticas que também funcionam: tomar um copo d’água com nariz tampado ou inspirar e segurar o ar por alguns instantes.

Siga as nossas dicas para evitar essa sinfonia:

DICA Nº 1 -TOME UM SUSTO

Chame aquele amigo criativo e diga para ele surpreendê-lo (se tiver medo do que ele vai aprontar, troque a dica por assistir a um filme de terror). O susto pode causar uma parada breve e repentina na respiração, o que interrompe os espasmos e faz o diafragma voltar ao normal.

DICA Nº 2-FAÇA UM PIT STOP NO BANHEIRO

Quando comemos demais, o estômago incha e irrita o nervo frênico. O mesmo acontece quando exageramos na cervejinha, uma bebida gasosa. O jeito é dar aquela passadinha no reservado. Ir ao banheiro esvazia o estômago e tira a pressão do diafragma.

DICA Nº 3-DESCOLE UM SACO DE PAPEL

Se o ataque começar, respire dentro de um saquinho. Lá dentro o ar estará cheio do gás carbônico que você expirar. Quando a concentração desse gás aumenta no sangue, o nervo que controla os movimentos do diafragma, chamado frênico, se acalma.

DICA Nº 4-ENCHA A CARA DE ÁGUA

Pode testar, aquele conselho que as vovós dão, funciona de verdade. Vire um copão de água de uma só vez e prenda a respiração em seguida. O tal nervo frênico se tranquiliza e reduz o ritmo do diafragma. Seu corpo deve parar de sacolejar em pouco tempo.

DICA Nº 5-DEITE-SE E RELAXE

Este truque pode causar mais constrangimento que o próprio soluço se você estiver na firma ou na balada, mas é útil aos mais desesperados. Deite-se confortavelmente, eleve as coxas e mantenha-as flexionadas com força sobre a barriga. Isso vai ajudar o diafragma a relaxar, o que pode acabar com a série de soluços.

3-Algumas lendas de como nos livrar do soluço(que não funcionam):

-Beber água de cabeça para baixo

Realmente, se você conseguir fazer essa proesa(e não morrer afogado),

irá ter uma surpresa… é o ‘hic’ voltou -.-

-Dar goles de água e repita:

Soluço vem, soluço vai para quem te quer, te quer bem.

-Colocar algodão molhado na testa das crianças.

Quantas crianças já não ficaram gripadas por causa dessa lenda? -.-

-Chupar uma fatia de limão.

Acho melhor continuar com o soluço…

About these ads
comentários
  1. Gostei muito da curiosidade postada, ainda mais as táticas de acabar com o soluço, sempre quando tiver tentarei usar alguma.

  2. Blog legal, o post sobre soluço ficou bonitinho rsrs, deram muitas informações sobre prisão de ventre, devia recomendar esse blog para alguém que tenha tentar se tratar.
    Felipe e Lorena

  3. Não sabiamos tudo isso sobre o soluço. o post e o blog estão excelentes. continuem assim

  4. MiguelRenan disse:

    Muito bom a matéria de soluços, agora sei que todas as hroas que passei bebendo gole d’agua foi em vão, nunca mais irei fazer isso. Muito obrigado, continuem com o ótimo trabalho.
    Abraços

  5. Definitivamente THE BEST! Adoramos as curiosidades sobre o soluço. Nunca soubemos direito como passar um soluço. Essas dicas foram muito úteis. Mas as lendas que não funcionam são as melhores, realmente hilárias: “Beber água de cabeça para baixo: Realmente, se você conseguir fazer essa proesa (e não morrer afogado), irá ter uma surpresa… é o ‘hic’ voltou -.-“. O blog todo está muito bom. Continuem o bom trabalho ;D

    Ana Alice e Cristina :D

  6. brunoizabel disse:

    É bastante interessante os meios de defesa do corpo humano. Apesar de ser um incomodo, soluço, tosse e espirro nada mais são do que uma forma de evitar algum tipo de contaminação envolvendo a respiração.

    gostei do modo com que explicou tudo e deu dicas de como “sarar” essas “coisinhas chatas”

    Tudo bem explicado.

    beijos, parabéns.

  7. Manos , muito bom mesmo , dicas muito interessantes o conteúdo como todo fico bem legal mesmo .

  8. O blog ta muito bom, mesmo. O post sobre soluço ta incrível com as imagens, mas as dica de como parar o soluço e os mitos tão perfeitas, ri muito. Parabéns.

    Camila e Diogo

  9. Fabiano e Yasmin BioIfes disse:

    O blog está ótimo , muito chamativo , o conteúdo está muito bom , e as imagens também , a organização está impecável , parabéns continuem sempre assim!

  10. O blog tá ficando muito massa, os posts bem explicativos e interessantes.. a curiosidade ficou muito boa…

  11. amandaerapha disse:

    o blog tá muito legal. Adorei os posts e as curiosidades.

  12. O blog está muito legal e a curiosidade sobre soluço está ótima!

  13. Blog muito bom, com o conteúdo apresentado de uma forma bem agradável e humorada. Vcs nos informaram muito bem sobre a prisão de ventre. Parabéns, continuem assim!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s